segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Impressões sobre Batman,o cavaleiro das trevas ressurge

Impressões sobre Batman-1 1)Marion Cotillard não colou como vilã.Ela é linda,excelente atriz, mas não me convenceu como fundamentalista..
2)O que é o Alfred?De todos os filmes,foi o que ,na minha humilde opinião,teve mais carga dramática,talvez por conta do roteiro.Linda a cena em que ele se despede de Bruce Wayne...
3)Lendo um texto sobre a construção do roteiro,aprendi sobre uma técnica,que consiste em dar uma certa ênfase a um objeto que será crucial no clímax da trama.É engraçado como ,na hora em que o Gary Oldman pôe o discurso no bolso,pensei:é isso!!!só achei a seqüência longa demais.Uns 2 segundos a menos ficariam mais leves na narrativa
4)Não me convenci com o vilão.Me parecia muito construído e artificial,em comparação com o saudoso Heath Ledger,que era descontrolado e visceral.Penso que o Tommy Lee Jones como two-faces e o Jack Nicholson como Coringa tinham essa pegada,mas Ledger extrapolou o espaço do vilão para se tornar a alma do filme.Minha seqüência preferida é quando ele e Batman estão sozinhos numa sala:
Adoro as falas:
" a moral deles é uma piada ruim.."
"as pessoas são tão boas quanto o mundo permite.."
"eu não sou um monstro,eu só estou na vanguarda...
"matar é fazer uma escolha."
É incrível como o Batman se torna um personagem menor,apenas fornecendo a deixa para que o Coringa brilhe e ele brilha,tresloucadamente,de forma incontrolável..Fico pensando como deve ter sido difícil dirigir Ledger,ou talvez sua preparação tenha sido absurdamente profunda,mas o Coringa que ele constroi tem uma força que transcende o filme.Senti muita falta desse descontrole na última parte da série. 5)As seqüências de ação são sempre muito boas,afinal Hollywood é onde a indústria cultural encontra sua força maior,mas de fato é impossível,em um ambiente feito para desconectar o público do cotidiano e amarrá-lo a uma outra realidade,não pensar no episódio do cinema no Colorado.Ai de quem entrasse com uma mochila no Cinemark.
6)Penso que o uso de primeiro plano nas seqüências entre o Alfred e Bruce foi uma escolha acertada do diretor..A escolha dos tons azulados dentro da Mansão Wayne também foi boa,na modesta opinião desta blogueira
7)Não pude deixar de fazer uma conexão entre a fuga da prisão e o mito da caverna..Mas é claro que até o tapete do Cinemark sabia que Bruce iria conseguir escapar..E os ortopedistas que por eventualidade assistiam o filme devem ter saído da sala,revoltados,quando Bruce simplesmente levantou e andou,apos uma lesão que pretendia ser permanente..coisas do cinema.
8)Gostei da forma como o roteirista(ou o diretor)terminou o filme,pela simples sugestão de uma continuidade na historia.é claro que irei assistir os próximos Batman que vierem,mas reforço minha opinião:sem Ledger,será apenas mais uma boa diversão

5 comentários:

  1. Suas críticas, como sempre, continuam maravilhosas. É intangível, por ora, a atuação de Ledger como vilão da saga Batman! Irretocável texto! Beijos.

    ResponderExcluir
  2. caro editor,saudades dos teus comentarios.ando enroladissima,como vc bem sabe e tb esta..Precisamos urgente de um cine botequim.mtos beijos e volte sempre,pra comentar,visitar e escrever tb,por que nao???
    ;)

    ResponderExcluir
  3. tatunha, vc sempre tem comentários inteligentes, mas faço algumas ressalvas com relação ao vilão. Bane realmente não tem o descontrole capaz de instaurar o caos de forma organizada e meticulosamente pensada que o Coringa pode, mas ele não nasceu para ser um gênio, nunca foi. Em todas as suas passagens, tanto no desenho, quanto nos filmes ele sempre foi um capacho de uma mulher - o que ele continuou sendo. Ainda assim a escolha do Bane como vilão desse último filme foi curiosamente boa, pois trata-se de um complemento - final - da história, a tão pensada volta as origens de todas as trilogias. Dessa vez os diretores decidiram dar voz a esse vilão que é tão forte e habilidoso quanto o Batman, mas que tem uma história por trás daquela mascara. Um vilão menos inteligente, porém mais sentimental ,talvez. Tentei evitar comparações com o antecessor. Cada filme cumpre o seu papel na estrutura da história: apresentação, confrontação e desfecho.
    Beijos tatunha!! Aguardo os próximos comentários!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O objetivo é esse mesmo,caro presidente.Gerar o debate.Porque,como vc sabe,eu nao conheço a história das HQs,então não posso falar sobre o personagem de forma holística..rs..Penso que o impacto do filme ,no meu caso,foi muito em parte,atenuado por essa ausencia do Ledger..Me senti orfã..Não to tirando o mérito do ator ou mesmo do personagem,mas penso sempre que uma inversão na conducão da narrativa é sempre muito interessante...E a adaptação pro cinema não necessariamente precisa ser fiel,embora isso vá causar ódio nos fãs...Na verdade,o que me encantou foi o domínio do Ledgder no filme...Eu sou apaixonada pelo personagem do coringa,porque identifico mto com a figura do clown,dos palhacos,com toda sua dubiedade...Acho q o Bane não tem o carisma do coringa,isso eh fato,nem o personagem pedia isso.Mas com o estilo "mute" do batman,fica meio desequilibrado...Não tira o merito do filme,mas pesa na minha análise.Eu prefiro o vilão mais cruel que tenha uma carga dramática maior,que tenha uma identidade,passado,algo que delineie suas ações...Afinal,a estrutura da narrativa sempre nos conduz para odiar o vilão,quando isso se rompe,acho fantástico..No caso do Bane,se ele tem essa força dramática,podiam ter explorado mais,fica meio perdida aquela revelação aos 45 do segundo tempo...Enfim,de qq forma,meu personagem preferido foi o Alfred..rsrsrsrs.Ele sim foi o "cara "do Batman..

      Excluir
  4. putz,nunca concordei c a critica...essa foi a primeira vez..kkkkkkkkkkkkk
    http://www.cineclick.com.br/criticas/ficha/filme/batman-o-cavaleiro-das-trevas-ressurge/id/2983
    ps:ta valendo escrever um texto,com essa visao da hq,hein,presidente?faça sua analise,que eu posto aqui...:)

    ResponderExcluir